O que é o Método McKenzie?

O Método McKenzie® de Diagnóstico e Terapia Mecânica®, também conhecido como MDT (do inglês Mechanical Diagnosis and Therapy®) é um método de avaliação e tratamento para dores na coluna e nas extremidades, desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês, Robin McKenzie. O Método McKenzie® oferece condições para você se tratar de maneira rápida, segura e eficaz, sem depender de medicação, calor, gelo, ultrasom, agulhas ou cirurgia. Em todo o mundo, verifica-se atualmente uma demanda crescente por parte dos pacientes e das companhias de seguro-saúde por serviços de fisioterapia que desenvolvam as habilidades de autotratamento nos pacientes, tornando a terapia mais eficaz, mais rápida e com menor custo. O Método McKenzie® de Diagnóstico e Terapia Mecânica® atende exatamente essa demanda e já é recomendado, em vários países, como a primeira escolha para tratamento de problemas musculoesqueléticos. Seu sucesso e credibilidade têm sido comprovados por inúmeros trabalhos científicos.

O Método McKenzie® consiste de três etapas: avaliação, tratamento e prevenção.

Avaliação:
Exclusiva do Método McKenzie®, a avaliação mecânica objetiva identificar rapidamente a origem do problema. O fisioterapeuta lhe fará uma série detalhada de perguntas sobre seus sintomas e, em seguida, pedirá que você realize uma série de movimentos (o teste de movimentos repetidos). A resposta dos sintomas a esse teste fornece ao terapeuta as informações que ele precisa para traçar um programa de tratamento específico para você.

Tratamento:
Usando as informações colhidas durante a avaliação, o terapeuta prescreve um exercício específico que você irá realizar em casa ou no trabalho durante alguns dias. Se necessário, esses exercícios podem ser completados com técnicas de terapia manual aplicadas pelo terapeuta, sempre com o objetivo de facilitar a realização do autotratamento.

Prevenção:
Dor nas costas ou no pescoço é um problema que tende a se repetir ao longo dos anos. O Método McKenzie® visa não apenas a solução dos seus sintomas atuais mas também a prevenção, a longo prazo, da incidência de novas crises.

Aprendendo a tratar o problema atual, você ganha conhecimento sobre como diminuir o risco de reincidência e, caso ela ocorra, como resolver rapidamente o problema por conta própria.

Indicações:
Dor ciática
Lombalgia e cervicalgia
Dor no quadril, nádegas, ombros ou nos braços
Dificuldade para curvar para a frente devida a rigidez ou dor na coluna lombar
Dor que começa nas costas ou pescoço e parece espalhar para as nádegas ou ombros
Formigamento ou dormência intermitentes nos pés ou mãos
Dor identificada como problema nos cotovelos ou joelhos que não respondeu a tratamento específico para essas áreas

Você pode ser ajudado por um profissional treinado no Método McKenzie®. Esse terapeuta é treinado para avaliar e diagnosticar todas as áreas do sistema musculoesquelético. Isso significa que, se você tem um problema em uma articulação, ligamento, tendão, músculo, osso, na coluna, pescoço, perna, braço, ombro, joelho, cotovelo, tornozelo, punho, pé, mão ou tronco, nossos terapeutas poderão avaliar seu problema e orientá-lo a cuidar você mesmo de sua dor, rigidez ou restrição para trabalhar e exercer as atividades diárias comuns.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/dramarcela/public_html/wp-includes/functions.php on line 4552